Estilo e personalidade por Fernanda Goes

“Uma festa memorável não termina quando os convidados vão embora. Resiste ao tempo e a tudo, permanecendo viva na lembrança”. Castro Bernardes

Um dos mais requisitados decoradores de festas do Brasil, José Antônio Castro Bernardes, tem se destacado por seus projetos integradores e cheios de bom gosto. Sua proposta é sempre criar espaços descontraídos, mesclando ambientes de estar e bares, entre as tradicionais mesas e pontos de buffet, atraindo e agradando aos convidados de todas as gerações.

Trajetória

Ele começou no mundo do casamento quando uma amiga o desafiou a decorar seu casamento. “Assim comecei e desde o início procurei mudar o conceito de casamento ser uma festa estática e muito clássica. No ano passado lancei meu livro 25 anos de Festas, contando um pouco dessa trajetória”.

Projetos

 “Antes de tudo, interpretar o sonho da noiva. Entender o tipo de festa, de convidados e o que se pretende realizar. Na parte prática, temos que considerar o número de convidados, hora e local, tipo de serviço, música e, infelizmente, o orçamento estipulado”.

Cenografia

“Além do visual, o cenógrafo deve cuidar do entrosamento de todos os itens e fornecedores da festa. Criar uma imagem e acertar a dinâmica do evento. Um toque de bom gosto, seja ele o mais simples, é o que fica na lembrança dos convidados”.

Tendências 

“A cerimônia segue muito importante e valorizada pelos noivos e suas famílias. É um momento mágico e merece um ambiente e uma decoração de sonhos. Tenho sentido uma forte tendência em realizar a cerimônia e a recepção no mesmo local.

Para as festas, gosto de criar espaços diferentes dentro de um mesmo contexto, ou seja, mesas em tamanhos, formatos e revestimentos distintos; cadeiras de diferentes modelos que conversem entre si; grandes bares (o mais pedido por noivos) e ambientes confortáveis, sempre com a facilidade de mesas laterais e de centro por perto. Pontos de apoio são essenciais. Aprecio a decoração aérea (lustres, velas, pergolados, arranjos florais, verdes naturais), elementos que se sobressaem quando a festa está cheia”.

 

Leave Your Reply