Menu Fechar

Quem casa quer casa

Alugar

Para alugar um imóvel com toda segurança, o ideal é procurar uma imobiliária que possua credibilidade no mercado local.

Após escolher a casa ou apartamento, exija um laudo de vistoria que discrimine a situação do imóvel, pois ao fim do contrato você deverá entregá-lo nas mesmas condições.

Evite comprometer mais do que quarenta porcento da renda familiar e tente pagar em dia o aluguel e as taxas previstas em contrato, guardando sempre os comprovantes de pagamento.

Comprar

Começar a nova vida em comum com um imóvel próprio não é mais um privilégio de poucos. Com as facilidades de financiamento oferecidas hoje no Brasil, o sonho da casa própria ficou bem mais acessível.

Quanto maior o valor de entrada, menores os juros e, consequentemente, menor o valor final do imóvel. Os especialistas orientam a não comprometer mais do que 30% da renda familiar para os pagamentos após a entrega.

Escolher um imóvel na planta é uma boa opção para quem pode esperar. Além de muito mais barato do que um apartamento pronto, às vezes é possível personalizar os acabamentos.

Construir

Depois de comprar um terreno, o próximo passo é procurar um arquiteto que pode lhe orientar em todo o processo, desde o planejamento até a definição do mobiliário. O ideal é contratar um profissional que também acompanhe a obra.

Antes de começar a construir, certifique-se de que possui todos os recursos necessários para execução total do projeto. Parar no meio da construção por falta de dinheiro é um contratempo que pode ser evitado, se você fizer um planejamento detalhado de todos os gastos.
Gerenciar uma construção (compra de material, profissionais, desembaraço legal…) não é uma tarefa muito fácil para quem não possui experiência como construtor. Por isso, se for possível, contrate uma empresa especializada que possua boas referências. Você evitará desgastes e dores de cabeça.

Fernanda Goes
Fernanda Goes

Jornalista

Comentários

  • Anna

    Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo onsequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in sunt in culpa qui officia deserunt.

    • elena

      Nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos:

Mais Populares